Páginas

9 de dezembro de 2011

Cuidados no salão de beleza

Amigas isso é muito importante!!! quais são os cuidados que você toma quando vai ao salão??? Trabalhei por quatro anos em vários salões, vi muita coisa exemplar e muita tragédia (afff), saiba que eu e você podemos adquirir doenças graveis e com tratamentos doloridos se os devidos cuidados não forem tomados.
Então, além de checar se o profissional é bom, você deve sempre prestar atenção nos materiais que ele usa e nas condições de higiene. 
As regras abaixo são definidas pela Vigilância Sanitária

Cheque já na entrada
A vigilância sanitária fornece autorizações de funcionamento. Se o salão que você freqüenta foi fiscalizado e recebeu aprovação, há um certificado que comprove. O ideal é que este documento seja mantido num lugar visível.

Esterilização
A higiene de alicates e tesouras precisa seguir à risca os procedimentos de esterilização, evitando micoses, infecções e até doenças mais sérias, como hepatite B e C. A esterilização ideal é feita numa estufa ou numa autoclave, onde o material deve permanecer por uma hora, no mínimo.
Outro cuidado é a lavagem dos utensílios, com água e sabão, antes de colocá-los para esterilizar. Isso é necessário para remover restos de pele e resíduos que podem ficar grudados e prejudicar a esterilização.


Além disso, os aparelhos usados para esterilização devem ser revisados a cada seis meses.

Pés e mãos de molho
Desde que a bacia seja lavada, com água e sabão, a cada troca de cliente, não há problema em deixar o pé de molho nela.
Mas, como isso raramente acontece, muitos salões adotaram as capinhas de plástico descartável, que são trocadas mais facilmente. O procedimento está de acordo com as regras da vigilância, porque protege você do contato com substâncias contaminadas.

Lixas e palitos descartáveis
Não só os alicates e as tesouras devem ser limpos, mas todo o resto do material. Como colocar as lixas para esterilizar vai inutilizá-las, o ideal é que a manicure use tudo descartável ou tenha um kit com o seu nome reservado. As pinças também precisam de cuidados, sendo lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool após cada uso.

Hidratante e algodão
Um hidratante pode conter restos de unha e microorganismos da cliente anterior. Assim, o ideal é que a manicure lave as mãos antes de aplicar o creme em você. Melhor ainda é se ela usar produtos em bisnagas. O algodão também deve permanecer em potes fechados, sem contato com os demais materiais.

Escovas de cabelo
Após cada atendimento, o profissional deve lavar as escovas e os pentes, usando água e sabão. Eles devem ser postos ao ar livre para secar.

Cera 
A cera usada na depilação precisa ser descartável, independente da área onde ela é aplicada (é comum ouvir das depiladoras que somente o produto usado nas áreas íntimas segue para o lixo). A cera é registrada como um cosmético e prevê uso único.


Se ao ler estas dicas você percebeu que o salão deixa a desejar na higiene é melhor trocar de lugar. Afinal, de nada adianta ficar bela mas doente.
Ah, e vale a pena lembrar que o salão flagrado descumprindo normas de funcionamento recebe multa que varia de R$ 800 a R$ 8 mil reais, na primeira vez. O valor dobra com a reincidência e o salão pode até ser fechado.
Eu não volto mais no salão e ainda falo mal para um monte de gente, por isso levo meus aparelhos  toda vez que faço a unha no salão(geralmente eu mesma que faço). Você sabe quais são os itens principais? não...então veja abaixo e corra comprar os seus:






  1. Alicate de cutículas;
  2. Alicate de cutículas pequeno para corte;
  3. Empurrador de cutículas;
  4. Lixa de unhas;
  5. Polidor de unha;




Nenhum comentário: