Páginas

18 de novembro de 2011

LINDOS..LINDOS...LINDOS

Sempre que vejo a Sharom Menezes, penso em deixar meu cabelo in nature! Gente que cabelo lindoooo!!! Mas penso em ter que esperar o lindo querer crescer, quando tomo coragem... me bate aquela preguiça de ter que cuidar muito (pq cabelo crespo..afff..trab dobrado)...já viram que estou em uma fase cebolinha...apenas com cinco fios...devido a uma química mal feita...mas cresce...e será que consigo deixar assim???


E essa Cris Viana então??? affffffffffff um abusooooo



Os cabelos crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio. Isso os torna frágeis e quebradiços. Já no cabelo liso, esse óleo corre livremente da raiz às pontas, fortalecendo e hidratando o cabelo.



A única maneira de compensar essa falta de proteção natural é investindo em xampus e condicionadores específicos. Esses produtos vêm carregados de agentes hidratantes e reconstrutores, como queratina, vitaminas e óleos vegetais. Para que os cremes consigam agir no interior do fio, algumas regras têm que ser seguidas à risca: não exagerar na dose, aplicar o condicionador longe da raiz (apenas do comprimento às pontas), respeitar o tempo de pausa indicado na embalagem e enxaguar muito bem – isso se o produto não for do tipo sem enxágüe. O tratamento continua com aplicações semanais de máscaras e ampolas hidratantes para restaurar os fios. Mensalmente, uma visita ao salão para cuidados específicos ajuda a melhorar a textura e dar mais brilho aos cabelos.Raiz oleosa e ponta seca é outro problema gerado pela falta de circulação do óleo pelo fio. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, a solução é trabalhosa: lavar os cabelos com dois tipos de xampu. Na raiz, aplica-se um produto para fios oleosos, e no comprimento e pontas, outro para fios crespos.Depois de lavar os cabelos com xampu e condicionador, é fundamental aplicar produtos hidratantes sem enxágüe. Esses cremes hidratam, protegem e modelam os cachos. Já as pomadas e loções ajudam a domar fios arrepiados, muito enrolados e armados, ensina Robin Garcia, responsável pelos looks das fotos. Crespos finos e sem volume pedem mousses modeladoras para dar corpo aos fios.






Armação ilimitada


Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cachos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem. Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica dos cabeleireiros é borrifar os cachos com água e modelá-los com as mãos.
Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.
O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. "Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir 50% do volume", diz o cabeleireiro Celso Kamura. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade.


A boa notícia no quesito estilo é que a tintura é permitida e deixa os cabelos ainda mais bonitos. "Os fios ficam mais brilhantes. A tintura só é contra-indicada para cabelos que passaram por processos químicos como alisamento", diz o cabeleireiro Celso Kamura.






Afro


O fio afro é mais enrolado – por isso, ainda mais frágil e ressecado. Para tratá-lo, valem os mesmos cuidados dados aos cabelos menos crespos, mas com produtos mais potentes, específicos. Se os fios estão muito ressecados, a freqüência das hidratações, em casa ou no salão, também deve aumentar. Quando o cabelo não tem movimento, técnicas como o relaxamento (espécie de alisamento) e até a permanente, que constrói cachos, dão forma aos fios.


A permanente é indicada para cabelos excessivamente crespos – quase grudados no couro cabeludo – porque cria cachos maiores, mais definidos e soltos. A cada quatro meses o método precisa ser refeito. "Para quem tem cachos indefinidos, presos uns aos outros e sem volume, o relaxamento é a indicação correta. A técnica solta as mechas e aumenta o volume", diz o cabeleireiro Fernando Fernandes, que também tem site (www.cabelocrespo.com.br) com dicas de tratamentos. Para quem tem cabelo bem curto, com no máximo cinco centímetros, Fernandes aconselha a texturização. Esse método é um tipo de relaxamento, só que mais fraco. Nos três casos, o Baby Liss é um ótimo aliado para dar maior definição e acabamento aos cachos. Depois de passar por esses tratamentos, o uso de tinturas está proibido sob o risco de danificar os fios. Para quem deseja colorir os cabelos, Fernandes indica somente tonalizantes, como o Soft Colour ou o Colour Touch (para uso profissional), ambos da Wella.






Produção: Carmen Ferreira e Karen Neoral
Agradecimentos: Wolford e trifil


bjuks

Nenhum comentário: